A crescente popularidade do Software as a Service (SaaS) transformou a forma como as empresas oferecem seus serviços aos clientes.
As plataformas online permitem que as empresas ofereçam uma experiência personalizada e acessível, mas para que os clientes possam aproveitar ao máximo esses serviços, é essencial que as empresas forneçam um processo de integração de qualidade, conhecido como onboarding.
O onboarding bem-sucedido pode aumentar a retenção de clientes, o engajamento do usuário e o crescimento da empresa. Neste artigo, discutiremos as melhores práticas para um onboarding eficiente e efetivo para sua plataforma SaaS.
Comunique-se de forma clara e efetiva
A comunicação clara é fundamental para garantir que seus clientes entendam como usar sua plataforma. As instruções devem ser concisas e fornecer detalhes suficientes para que o usuário possa realizar todas as etapas.
Uma das melhores maneiras de garantir que a comunicação seja eficaz é através do uso de imagens e vídeos sempre que possível para ajudar a ilustrar os processos.
Ao comunicar as informações, também é importante manter a linguagem simples e direta, evitando jargões e termos técnicos complicados que possam confundir os usuários. Certifique-se de que as informações sejam fáceis de entender e siga um fluxo lógico para que os usuários possam seguir com facilidade.
Uma outra boa prática de comunicação é o uso de textos instrutivos com ações, como “clique aqui” ou “digite seu endereço de e-mail aqui”.
Dessa forma, o usuário sabe exatamente o que precisa fazer em cada etapa, o que ajuda a evitar confusão e aumenta a probabilidade de completar o processo de integração.
Além disso, para garantir que a comunicação seja clara e efetiva, é importante testar as instruções com usuários reais e solicitar feedback para saber se as instruções foram entendidas corretamente.
Automatize sempre que possível
A automação é uma ótima maneira de garantir que seus clientes possam acessar sua plataforma o mais rápido possível.
Isso pode ser feito configurando fluxos de integração automatizados sempre que possível para evitar atrasos desnecessários na integração do usuário.
Isso pode incluir a configuração de integrações com outras ferramentas que seus usuários podem estar usando, como o Google Analytics ou o Salesforce.
Além disso, a automação pode ajudar a economizar tempo de suporte ao cliente e reduzir a carga de trabalho dos membros da equipe.
Com a automação adequada, os clientes podem acessar informações relevantes sem precisar entrar em contato com a equipe de suporte ao cliente, o que pode ser especialmente útil para empresas que têm um grande volume de usuários.
Uma prática comum de automação é a criação de um processo de integração em etapas, no qual o usuário é guiado por diferentes telas ou páginas que o ajudam a completar cada etapa de maneira simples e fácil.
Enviar e-mails ou notificações para usuários quando eles concluem uma etapa ou quando algo precisa ser visto também é uma forma de engajar eles.
Mapeie as maiores dúvidas e problemas de quem já é seu cliente
Para que você tenha uma experiência de customer success e onboarding eficientes, é necessário dar uma atenção e “carinho” para aqueles que já compraram.
Saber de suas frustrações e onde sua empresa errou vai fazer com que as próximas “entradas” de pessoas não tenha atritos e seja mais natural.
Para fazer esse mapeamento, devem ser feitas pesquisas com clientes de forma qualitativa, de preferência.
Somente com o mapeamento e criação de um backlog de experiência do usuário, é que você vai criar um Onboarding digno de ser um case de growth e de marketing.
Uma das principais razões disso, é que infelizmente, o que “achamos” ser as dores e problemas daqueles que compram da gente, não correspondem a mais do que 30% dos motivos e crenças reais do público.
E descobrir o que são esses outros 70% vai te ajudar não somente a reter mais gente, como convencer mais pessoas na hora de marcar uma apresentação (ouviu pessoal do B2B?).
Faça o arroz com feijão do growth!
Para finalizar esse breve texto de hoje, gostaria de lembrar você que está lendo que todo o processo de onboarding, assim como os demais steps do funil de vendas, devem passar pelo radar do Growth Hacker da empresa.
Isso porque em muitos casos o “seguir scripts prontos” vai mais te atrapalhar do que colaborar para criar um funil efetivo.
Então quando estamos falando tanto das vendas quanto da experiência que vem depois (incluindo o onboarding), temos que observar bem como a startup está aplicando growth e boas práticas de CS.
Para saber mais sobre como eu e minha equipe pode te ajudar com isso, é só me chamar aqui.